Escola Técnica Estadual “Lauro Gomes”

 

 

 

 

 

 

Programa Startup in School - Edição Google Brasil 2019

 

 

O Startup in School Edição Google Brasil é um programa de iniciação em Empreendedorismo Tecnológico para alunos do ensino médio. Em uma competição, os alunos trabalham em grupos e criam uma startup baseada em tecnologia, desenvolvendo um protótipo e seu modelo de negócio. O objetivo do programa é despertar e desenvolver as Competências Empreendedoras dos alunos, e o interesse pelos temas: tecnologia, empreendedorismo, liderança, inovação. Tudo isso, tendo como desafio pensar e planejar soluções para problemas do dia a dia das cidades e da sociedade.

 

Na edição online do programa, os grupos participantes poderão optar por participar em uma dessas categorias:

Categoria App Inventor: para grupos que querem aprender a criar aplicativos. Os projetos serão desenvolvidos utilizando a ferramenta App Inventor, uma plataforma do MIT para aprendizado de programação.

Tecnologia Livre: para grupos que já trabalham com alguma tecnologia. Os projetos serão

desenvolvidos por meio de qualquer solução tecnológica que o grupo tenha

conhecimento.

 

 O programa será dividido em 4 etapas e, para cada etapa, será disponibilizado material

didático e uma tarefa a ser entregue num prazo determinado:

 

Etapa 1 - Ideação e Pesquisa de Entendimento: Utilização da metodologia Design Sprint,

técnica para desenvolvimento de novos produtos, da análise do público alvo, solução e

decisão do projeto, à concepção do protótipo. Entendimento de como o problema afeta o

público alvo e da relevância da solução, além dos diferenciais em relação à concorrência.

 

Etapa 2 - Prototipação : Para os grupos participantes da categoria App Inventor, serão

introduzidos os conceitos desta ferramenta para o desenvolvimento do protótipo do

aplicativo. Para os grupos que optarem pela categoria Tecnologia Livre, o

desenvolvimento do protótipo deve ser feito de acordo com a tecnologia que o grupo

escolher, de forma autônoma.

 

Etapa 3 - Modelo de Negócio: Estruturação dos aspectos básicos do modelo de negócios

do projeto/startup, utilizando técnicas como o Business Model Canvas.

 

 

Etapa 4 - Apresentação e pitch: Técnicas de apresentação, pitch e storytelling para que os

grupos desenvolvam o vídeo-pitch do projeto desenvolvido.

 

Foram 700 projetos inscritos onde 560 projetos categoria APP INVENTOR e  140 projetos na categoria TECNOLOGIA LIVRE.

 

 

RELAÇÃO DOS PROJETOS QUE ESTÃO NA  4ª ETAPA -FINAL

 

 

NOME PROFESSOR ORIENTADOR

NOME DO ALUNO REPRESENTANTE

CATEGORIA

CURSO/SÉRIE

HELMER VIEIRA ALVES

MATEUS SANTOS LIMA

APP INVENTOR

ETIM ADM /2I

HELMER VIEIRA ALVES

VITÓRIA DOS SANTOS ROSA

APP INVENTOR

ETIM ADM/2H

RAFAEL RUSSI ZAMBONI

NICOLLAS SOLETTI TEIXEIRA

APP INVENTOR

ETIM INFORMÁTICA/2Y

PAULA DA SILVA SIMAS

FELIPE LIRA SILVA

TECNOLOGIA LIVRE

ETIM INFORMÁTICA/2E

ROSA MITIKO SHIMIZU

MARCELA NALESSO

APP INVENTOR

ETIM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS/1E