TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

 

COORDENADOR:

 

 

Profa. Rosa Mitiko Shimizu ( PARTE TÉCNICA)

 

Profa: Paula da Silva Simas (ENSINO MÉDIO)

 

 

 

HORÁRIO DO CURSO:

Integral – 07h30 às 17h10

 

ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO

 

            A Escola Técnica Estadual Lauro Gomes de acordo com o  Decreto Federal 5154/2004 e do Parecer CNE/CEB nº39/2004, a partir de 2013, integra ao seu Campus o curso ETIM – Ensino Médio Integrado ao Médio para atender uma demanda de alunos que possam concomitantemente fazer o curso do Ensino Médio  e o Ensino Técnico com o objetivo de uma formação geral e a formação profissional com a duração de três anos. O ingresso dá-se por meio de um exame de seleção unificado – Vestibulinho, realizado uma vez por ano.

            O currículo compreenderá:

1)     Componentes curriculares que integram a base nacional comum e contribuem para consolidar a formação global comum;

2)     Componentes curriculares que integram a base técnica e contribuem para consolidar a formação profissional.

A forma integrada “será oferecida a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, sendo que o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada aluno”.

A nossa proposta para o ensino integrado tem como objetivo:

·        Formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa.

·        Aprimoramento do educando como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

·        Desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudo.

·        Formação do profissional para atuar na Área.

·        Formação do profissional para selecionar e aplicar novas tecnologias.

 A educação deve ser estruturada em quatro alicerces: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.

 

DESCRIÇÃO DO CURSO:

O Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio desenvolve e opera sistemas, aplicações e interfaces gráficas. Monta estruturas de banco de dados e codifica programas. Projeta, implanta e realiza manutenção de sistemas e aplicações. Seleciona recursos de trabalho, linguagens de programação, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de sistemas.

 

MERCADO DE TRABALHO:

 

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores.

 

MATRIZ CURRICULAR:

 

Matriz Curricular 2015

Matriz Curricular 2016

Matriz Curricular 2017

 

PLANO DE CURSO:

 

DOWNLOAD

Download do Plano do Curso

 

 

PLANO DE TRABALHO DOCENTE :

 

ANO/SEMESTRE

DOWNLOAD

2015

Planos de Trabalho Docente 2015_ETIM

2016

Planos de Trabalho Docente 2016_ETIM_PARTE_TÉCNICA

2016

Planos de Trabalho Docente 2016_PARTE_COMUM

 

 

MODELO DE FORMULÁRIO